Notícias

EUA: "Estamos discutindo com a Ucrânia seus objetivos de longo prazo na província russa de Kursk"

O Pentágono evita responder se Washington está disposto a apoiar aberta e publicamente a ofensiva ucraniana em território russo.
EUA: "Estamos discutindo com a Ucrânia seus objetivos de longo prazo na província russa de Kursk"Gettyimages.ru / Celal Gunes/Anadolu

O Departamento de Defesa dos EUA confirmou que está mantendo conversas com Kiev sobre os objetivos de longo prazo da incursão das forças armadas ucranianas na província russa de Kursk.

Durante uma reunião na terça-feira, o porta-voz do Pentágono, general Patrick Ryder, evitou responder se os EUA estão dispostos a apoiar aberta e publicamente a ofensiva ucraniana em território russo.

"Ouviram o presidente [Vladimir] Zelensky dizendo que se trata de criar uma zona tampão. Portanto, estamos mantendo essas conversas para saber mais sobre quais são seus objetivos", disse Ryder.

O porta-voz indicou que a operação em Kursk "demonstrou a criatividade e a habilidade dos ucranianos no campo de batalha". Mas quanto aos objetivos de longo prazo de tal ação, "isso é algo que ainda estamos discutindo com eles", explicou.

Anteriormente, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, declarou que Zelensky não teria ousado atacar a província de Kursk se não tivesse recebido instruções de Washington. "Está perfeitamente claro para todos que Zelensky jamais teria decidido fazer isso", disse Lavrov. "Ele nunca teria decidido fazer isso se os Estados Unidos não o tivessem instruído a fazê-lo", alegou chanceler.