A Verkhovna Rada (Parlamento ucraniano) aprovou um projeto de lei que permite que a Igreja Ortodoxa Ucraniana canônica seja banida no país, disse o deputado ucraniano Yaroslav Zheleznyak em seu canal no Telegram, nesta terça-feira.
"A [Verkhovna] Rada adotou um projeto de lei finalizado sobre a proibição das atividades no território da Ucrânia de organizações religiosas, em particular aquelas que são associadas à Federação da Rússia", afirmou Zheleznyak em uma publicação.
O documento foi apoiado durante a segunda leitura por 265 deputados e a lei entrará em vigor 30 dias após sua publicação.
Segundo Zheleznyak, a Igreja Ortodoxa Ucraniana terá nove meses para "romper os laços com a Igreja Ortodoxa Russa".
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo, Maria Zakharova, comentou sobre a adoção do projeto de lei, alegando que seu objetivo é destruir a verdadeira ortodoxia na Ucrânia e substituí-la por uma igreja falsa.
"Isso é aniquilação. O objetivo disso é destruir a verdadeira ortodoxia canônica em suas raízes e, em seu lugar, introduzir uma falsa igreja, criar uma igreja que seja quase ortodoxa", disse Zakharova ao canal de TV Zvezda nesta terça-feira.