Notícias

Trump pede que "todos os estados dispostos" enviem a Guarda Nacional para o Texas em meio à crise de imigração

O ex-presidente atacou o presidente Joe Biden, acusando-o de "instigar uma invasão maciça de milhões de imigrantes ilegais".
Trump pede que "todos os estados dispostos" enviem a Guarda Nacional para o Texas em meio à crise de imigraçãoAP / Yuki Iwamura

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apoiou o governador do Texas, Greg Abbott, em meio à escalada de tensões entre o estado e o Governo Federal sobre a gestão da crise imigratória na fronteira com o México.

Em uma declaração publicada na quinta-feira em suas redes sociais, Trump defendeu o direito do Texas de defender suas fronteiras da "invasão" e atacou o presidente Joe Biden, acusando-o de "entregar a fronteira" e "instigar uma invasão massiva de milhões de imigrantes ilegais". De acordo com o ex-presidente, o Texas invocou "corretamente" a Cláusula de Invasão da Constituição e "deve ser totalmente apoiado para repelir a invasão".

Trump também pediu a outros estados que enviem a Guarda Nacional ao Texas para impedir a "invasão". "Incentivamos todos os estados dispostos a enviar suas tropas para o Texas a fim de impedir a entrada de ilegais e levá-los de volta para o outro lado da fronteira", disse ele.

Abbott defendeu em um comunicado o direito de seu estado de defender suas fronteiras contra a "invasão" da imigração irregular por meio da Guarda Nacional do Texas e do pessoal do Departamento de Segurança Pública do estado em uma declaração na quarta-feira. "O Governo Federal quebrou o pacto entre os EUA e os estados [...] O presidente Biden se recusou a fazer cumprir essas leis e até mesmo as violou. O resultado é que ele quebrou recordes de imigração ilegal", indicou.

A declaração do governador foi emitida depois que a Suprema Corte dos EUA decidiu na segunda-feira a favor do Governo Federal para que ele possa remover o arame farpado que as autoridades do Texas colocaram ao longo das margens do Rio Grande, perto da cidade fronteiriça de Eagle Pass, para conter a imigração.

Nesse contexto, Trump declarou que, se for eleito presidente este ano, trabalhará lado a lado com Abbott e outros estados fronteiriços para "deter a invasão, selar a fronteira e iniciar rapidamente a maior operação de deportação doméstica da história".

Até o momento, a posição do Texas foi apoiada pelos governadores de 25 estados: Alabama, Alasca, Arkansas, Carolina do Sul, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Flórida, Geórgia, Iowa, Idaho, Idaho, Indiana, Louisiana, Mississippi, Missouri, Montana, Nebraska, Nevada, New Hampshire, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Utah, Virgínia, Virgínia Ocidental e Wyoming.