Notícias

Texas desafia Washington e se recusa a remover o arame farpado de sua fronteira com o México

O procurador-geral do estado, Ken Paxton, foi avisado que tinha prazo até esta sexta-feira para abrir o acesso à Patrulha da Fronteira. No entanto, o funcionário disse que não pretende cumprir a ordem.
Texas desafia Washington e se recusa a remover o arame farpado de sua fronteira com o MéxicoAP / Eric Gay

O Texas não tem planos de cumprir a ordem do Governo dos Estados Unidos de conceder aos agentes da Patrulha de Fronteira acesso ao Shelby Park, um parque próximo ao Rio Grande, para cortar o arame farpado nesse trecho de sua fronteira com o México. Isso foi declarado na quinta-feira pelo procurador-geral desse estado, Ken Paxton, em uma entrevista à Fox News.

Paxton apoia o governador Greg Abbott, que na quarta-feira declarou-se sobre o direito do Texas de defender suas fronteiras da "invasão" da imigração ilegal. "Eu lhe garanto que [Abbott] permanecerá firme. Ele colocará arame farpado e bloqueará a fronteira, e continuará fazendo o que for preciso para proteger nosso estado", disse ele.

As declarações do promotor foram feitas após o Departamento de Segurança Nacional dos EUA informou Paxton em uma carta na terça-feira que ele tinha prazo até esta sexta-feira para esclarecer se a Patrulha de Fronteira teria ou não acesso ao Shelby Park. De acordo com uma cópia do documento, obtida pela NBC News, embora o Texas tinha informado que o parque estava aberto ao público, ele continua a restringir a passagem da Patrulha de Fronteira. "Por favor, esclareça o escopo de acesso que o Texas permite ao público", diz a carta.

Paxton confirmou à Fox News que não pretende cumprir o prazo e que duvida que essa recusa provoque um confronto físico entre funcionários estaduais e federais, prevendo que a questão será resolvida no tribunal. A esse respeito, um porta-voz do Departamento de Segurança Nacional que falou ao canal lembrou, que fazer cumprir a lei de imigração é uma "responsabilidade federal".

Um dia antes, a Suprema Corte dos EUA decidiu favoravelmente ao Governo Federal, para que ele possa remover o arame farpado, que as autoridades do Texas colocaram em Shelby Park e em outros lugares para impedir a passagem de imigrantes.