Um navio chinês e um filipino colidiram na segunda-feira perto de um recife disputado no Mar do Sul da China, informa a Xinhua.
O incidente teria ocorrido perto do recife Xianbin (também conhecido como recife Sabina), que faz parte das Ilhas Spratly, reivindicadas pela China, Filipinas e Vietnã.
"Às 03.24 horas, a embarcação filipina número 4410 ignorou os repetidos avisos [...] chineses e, de maneira não profissional e perigosa, colidiu com a embarcação chinesa número 21551, que estava executando seu exercício normal de acordo com a lei", disse o porta-voz da Guarda Costeira da China, Gan Yu.
De acordo com o porta-voz, a responsabilidade pelo incidente "recai diretamente sobre o lado filipino", enquanto o diretor geral do Conselho de Segurança Nacional das Filipinas, Jonathan Malaya, acusou a China de "manobras ilegais e agressivas".
De acordo com a guarda costeira filipina, uma das embarcações sofreu danos na sala auxiliar do porto, perto do motor auxiliar deste lado do navio, onde se abriu um buraco de 76 centímetros de comprimento e 91 centímetros de largura.
O Mar da Discórdia
O Mar do Sul da China tem sido uma fonte constante de tensão há anos, é alvo de reivindicações territoriais e marítimas por vários atores: China, Vietnã, Filipinas, Taiwan, Malásia, Indonésia e Brunei.
No mês passado, Pequim e Manila chegaram a um acordo provisório para harmonizar suas ações no Ayungin Shoal, onde está localizado um posto avançado, em meio ao crescente atrito entre os dois países sobre essas águas.