X (antigo Twitter) fecha escritório no Brasil e culpa Alexandre de Moraes

A rede social alegou que seus representantes legais no Brasil foram "ameaçados com prisão" pelo ministro do STF caso "não cumprissem ordens de censura".

A rede social X anunciou neste sábado, por meio de sua própria platafoma, o encerramento das atividades de seu escritório no Brasil.

Segundo um comunicado divulgado, a motivação seria por "ameaças de prisão" de seus representantes legais no Brasil por parte do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, caso eles "não cumprissem ordens de censura", diz o texto.

O CEO da rede social, Elon Musk, endossou o comunicado, e alegou que o X "não teve escolha" a não ser "encerrar suas operações no Brasil". De acordo com o empresário, as demandas do ministro do STF violariam as leis brasileiras, argentinas, dos EUA, e a lei internacional.

A plataforma revelou que decidiu encerrar, com "efeito imediato" as suas operações no Brasil, por meio de seu escritório. Apesar disso, o X informou que seu serviço continuará disponível à população brasileira.

A nota encerra o comunicado em um tom crítico ao ministro do STF, acusando as ações do magistrado de serem "incompatíveis com um governo democrático", e alegando que o povo brasileiro "tem uma escolha a fazer - democracia ou Alexandre de Moraes".