O ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Anton Alikhanov, afirmou que volume de negócios da Rússia com os países do BRICS cresceu 6,3% nos primeiros 5 meses de 2024.
"Segundo o Banco Mundial, em 2023, a contribuição dos BRICS para o PIB global em paridade de poder de compra foi de cerca de 36%, com a participação dos países do G7 caindo para 29%", indicou Alikhanov durante a reunião de ministros da Indústria do BRICS que está sendo realizada na cidade russa de Nizhny Novgorod nesta sexta-feira.
O ministro também alegou que o comércio mútuo dos Estados do BRICS está se desenvolvendo ativamente e o volume total de comércio entre a Rússia e os países do BRICS em 2023, mesmo antes da expansão da associação, aumentou quase 28% e está próximo de 300 bilhões de dólares norte-americanos.
"De acordo com os resultados dos primeiros cinco meses deste ano, o volume de negócios com o BRICS expandido também mostra um crescimento de 6,3%. Esperamos que essa dinâmica positiva continue, pois há todas as premissas para isso", declarou Alikhanov.
As exportações industriais russas são tradicionalmente baseadas em produtos dos setores de metalurgia, construção de máquinas, madeira, luz e química, incluindo fertilizantes.