China revela o melhor mapa global de Marte em cores reais

Os cientistas chineses usaram novos dados obtidos pela missão Tianwen-1.

Uma equipe de pesquisadores chineses publicou o melhor mapa de imagem global em cores reais de Marte até o momento, com uma resolução de 76 metros por pixel (m/p) e uma precisão horizontal de 68 m/p, em um artigo publicado no mês passado na revista Science Bulletin.

Os cientistas usaram novos dados obtidos pela missão Tianwen-1. Em 25 de julho de 2022, a Moderate Resolution Imaging Camera (MoRIC) havia concluído a geração de imagens em 284 órbitas durante o período de sua missão de sensoriamento remoto, adquirindo 14.757 imagens com resoluções espaciais que variam de 57 a 197 metros.

Especificamente, eles usaram a tecnologia de ajuste de pacotes para otimizar os dados originais de medição de órbita, tratando Marte como uma rede de ajuste unificada, reduzindo o desvio de posição entre as imagens individuais da MoRIC para menos de 1 pixel, e obtendo um mosaico de imagens globais "sem emendas" no nível do pixel.

De acordo o relatório da Phys.org, esse produto de mapeamento pode servir como um novo mapa de base global do planeta vermelho, fornecendo uma referência geográfica de maior qualidade para que colegas internacionais mapeiem imagens de Marte em diferentes escalas, bem como para apoiar outras missões de exploração de Marte e pesquisas científicas.