O primeiro caso de varíola dos macacos da Clade 1 fora da África foi registrado na Suécia, anunciaram as autoridades de saúde de Estocolmo. No entanto, insistiram que não havia risco para a população em geral, informam as mídias locais nesta sexta-feira.
O anúncio foi feito na quinta-feira, apenas um dia após a Organização Mundial da Saúde declarar uma emergência de saúde pública de preocupação internacional devido ao ressurgimento do vírus.
"A pessoa afetada também foi infectada durante uma estadia em uma área da África onde há um grande surto de mpox Clade 1", explicou Olivia Wigzell, chefe interina da agência sueca de saúde pública, a repórteres. "Mpox" é o termo designado pela OMS para o vírus.
A mpox é transmitida principalmente por meio do contato da pele e das mucosas com uma pessoa infectada, itens contaminados ou animais infectados. Os sintomas incluem erupções cutâneas agudas, dor nas costas, inchaço dos gânglios linfáticos, dores musculares e no corpo, febre alta e dores de cabeça.