O cidadão russo Alexander Gusarov, de 74 anos, que recentemente apareceu em um vídeo ucraniano em que era zombado por militares, desapareceu na aldeia de Zaoleshenka, na província de Kursk, informou o canal Telegram Mash na quinta-feira.
O usuário que postou as imagens na Internet escreveu: "Não se preocupe, o russische schweine [porco russo, em alemão] não chegou à sua vodka". Também acrescentou que o homem foi baleado após o final da gravação, mas, de acordo com a mídia, a neta do homem desaparecido não acredita nisso.
No vídeo, que agora está circulando nas redes sociais, dois militares ucranianos encontram o septuagenário na rua e começam a assediá-lo com as palavras: "Ivan russo, como você está? Du bist russische schweine [você é um porco russo, em alemão]". O aposentado disse a eles que estava perdido, ao que responderam: "Vocês, put*s, estão perdidos na vida, seguiram o caminho errado".
De acordo com o Mash, o vídeo foi gravado em 11 de agosto. Gusarov estava procurando por soldados russos, mas se perdeu e se encontrou com dois ucranianos vestidos com uniformes de soldados nazistas. Um deles foi identificado como Vasily Danyliuk, de 38 anos, morador da região de Ivano-Frankovsk, que grita nos bastidores da gravação.
Segundo foi relatado, Danyliuk e seu cúmplice, pelos quais foi anunciada uma recompensa de 5 milhões de rublos (55.552 de dólares), estão sendo procurados para ser encontrados vivos. A última vez que o idoso e seus parentes falaram ao telefone foi em 6 de agosto, o dia do ataque, e alguns dias depois ele foi visto no vídeo.