Notícias

Mercosul prioriza negociações com a EU, em primeira reunião sob a presidência pro tempore do Paraguai

As partes concordaram em realizar um seminário de alto nível em março para refletir sobre o futuro do bloco.
Mercosul prioriza negociações com a EU, em primeira reunião sob a presidência pro tempore do ParaguaiTwitter/Mercosur

Os ministros das Relações Exteriores do Paraguai, da Argentina, do Brasil, do Uruguai, e da Bolívia (que está em processo de entrada no grupo), reuniram-se nesta quarta-feira feira, em Assunção, no marco do primeiro encontro ministerial da atual Presidência Pro Tempore do Paraguai (PPT-P).

Segundo uma declaração conjunta divulgada após o encontro, as partes concordaram em realizar um seminário de alto nível já em março, mês do 33º aniversário de assinatura do Tratado de Assunção, para refletir sobre o futuro do Mercosul, "tanto internamente como em suas relações externas".

Os chanceleres indicaram que uma das prioridades será "concluir os aspectos pendentes das negociações" com a União Europeia, com o intuito de chegar a um "acordo equilibrado para ambos os lados, o mais breve possível". Da mesma forma, concordaram em continuar com o processo de negociação com a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA, na sigla em inglês) — bloco integrado por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstei —, com o objetivo de concretizar a assinatura do acordo comercial com o Mercosul.

O Paraguai, por sua vez, indicou ainda que será prioridade dar continuidade às negociações com os Emirados Árabes Unidos.

A declaração destaca o fortalecimento do processo de integração, o desenvolvimento da integração física e das negociações externas, visando alcançar resultados concretos em benefício do bloco regional.

Além disso, os chanceleres comprometeram-se com seu apoio técnico no processo de adesão da Bolívia ao bloco nos termos das disposições do protocolo de adesão e da regulamentação vinculada ao processo de incorporação.