Xi Jinping parabeniza Lula pelo 50º aniversário das relações entre a China e o Brasil

O presidente chinês pediu para usar esse marco como um novo ponto de partida na construção de uma comunidade sino-brasileira com um futuro compartilhado.

O presidente da China, Xi Jinping, e seu homólogo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, trocaram nesta quinta-feira mensagens de felicitações pelo 50º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre as duas nações.

Xi enfatizou a importância dos laços bilaterais e destacou que ambos os países, como grandes nações em desenvolvimento e importantes mercados emergentes, compartilham uma visão comum, e são bons parceiros para avançar juntos. Nesse sentido, pediu para transformar esse aniversário em um novo ponto de partida para a construção de uma comunidade sino-brasileira com um futuro compartilhado.

No último meio século, apesar das mudanças no cenário internacional, a relação entre a China e o Brasil manteve um desenvolvimento estável, apresentando um impacto global e estratégico cada vez mais proeminente, disse o líder chinês.

Ele também destacou que, enquanto ambos os países promovem o desenvolvimento e a revitalização de suas respectivas nações, têm desempenhado um papel importante na contribuição para a paz mundial, a estabilidade e a prosperidade. Nesse contexto, Xi lembrou a visita de Lula à China no ano passado, durante a qual as duas partes chegaram a um consenso significativo para abrir um novo capítulo nas relações bilaterais.

Por sua vez, Lula enfatizou que as relações entre Brasil e a China são cada vez mais importantes para a construção de uma ordem multipolar, bem como para o estabelecimento de uma governança global mais justa e eficaz. O líder brasileiro expressou sua confiança de que, nos próximos 50 anos de cooperação bilateral, os dois países traçarão um novo rumo juntos e criarão um futuro compartilhado brilhante.