Índia aumenta seus navios de guerra no Oriente Médio devido aos ataques Houthi no Mar Vermelho
A Índia está reforçando sua presença no Oriente Médio para garantir a segurança de seus navios em meio aos contínuos ataques dos Houthis do Iêmen no Mar Vermelho. No momento, já existem mais de 10 navios de guerra do país do sul da Ásia, em vez dos dois habituais, na área que vai do norte e centro do Mar da Arábia até o Golfo de Aden, informou o The Wall Street Journal na quinta-feira.
Essas embarcações monitoram a segurança dos navios de bandeira da Índia, mas também respondem a incidentes envolvendo outras embarcações. Na semana passada, por exemplo, o destróier INS Visakhapatnam respondeu a um pedido de socorro do navio graneleiro americano Genco Picardy, que foi atacado por um drone no Golfo de Áden.
Nova Délhi não participa da coalizão liderada por Washington para garantir a segurança da navegação no Mar Vermelho, mantendo sua política de participação apenas em missões internacionais da ONU e em uma tentativa de manter relações amistosas com o Irã.
- Desde novembro do ano passado, o movimento rebelde Houthi Ansar Allah declarou sua intenção de atacar qualquer navio de bandeira israelense, de propriedade israelense ou operado por israelenses no Mar Vermelho.
- O aumento dos ataques houthi contra navios de carga e navios-tanque que navegam nos mares Vermelho e Arábico forçou as companhias de navegação a suspender as operações na área ou mudar as rotas, o que quase dobrou o custo da navegação.
- Desde 11 de janeiro, os EUA e seus aliados vêm lançando ataques regulares contra instalações militares houthis no Iêmen.