As relações diplomáticas sino-brasileiros completam 50 anos na quinta-feira, desde sua instituição em 15 de agosto de 1974. O governo brasileiro, por meio de uma nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores nesta quarta-feira, celebra a data histórica.
O Itamaraty destaca no texto o nível atual das relações entre o Brasil e a China, não apenas no campo diplomático, mas também no econômico, enfatizando que a China é hoje "o principal parceiro comercial do Brasil", "assim como uma das mais importantes fontes de investimento externo do país".
Em comemoração à data, a Embaixada da China no Brasil também publicou uma nota em em sua conta oficial do X, mencionando a visita de Estado do mandatário brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, ao país asiático entre 12 e 15 de abril de 2023, comunicando que a "parceria estratégica abrangente Brasil-China" chegou a um "novo nível".
O governo brasileiro explicou que a relação bilateral entre os dois países está estruturada na Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), criada em 2004, enfatizando o nível de parceria estratégica global.
Uma exposição no Palácio do Itamaraty será inaugurada na próxima quinta-feira para comemorar os 50 anos das relações diplomáticas sino-brasileiras, assim como será lançado um livro com os principais resultados da cooperação entre os dois países e perspectivas para o futuro.