Notícias

Pentágono confirma negociações com o Iraque sobre a retirada das tropas do país

A confirmação ocorre dias depois que o primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia' Al Sudani, declarou que a retirada das forças ocidentais é necessária para manter a estabilidade e a segurança nacionais.
Pentágono confirma negociações com o Iraque sobre a retirada das tropas do paísAP / Felipe Dana

O chefe do Pentágono, Lloyd Austin, confirmou que os Estados Unidos e o Iraque iniciarão em breve conversas para substituir a presença militar norte-americana no Iraque por um compromisso bilateral de segurança. Ele disse em um comunicado oficial na quinta-feira.

A confirmação ocorre dias depois que o primeiro-ministro iraquiano Mohammed Shia al Sudani declarou que a retirada das Forças ocidentais é necessária para manter a estabilidade e a segurança nacionais.

"Os Estados Unidos e o Governo do Iraque começarão as reuniões do grupo de trabalho da Comissão Militar Sênior EUA-Iraque nos próximos dias, iniciando um processo com o qual ambos os lados se comprometeram durante o Diálogo de Cooperação de Segurança Conjunta EUA-Iraque em Washington D.C. em 7 e 8 de agosto de 2023", diz a declaração.

Também observou que os militares dos EUA estão no Iraque a convite do Governo iraquiano como parte de uma operação para aconselhar e ajudar as forças de segurança iraquianas em sua luta contra o Estado Islâmico. "Os Estados Unidos continuam comprometidos com um Iraque seguro, estável e soberano", disse Austin.