A Índia e a Rússia estão explorando a ideia de uma taxa de referência da rúpia e do rublo para iniciar o comércio direto usando as duas moedas, informou o The Economic Times na terça-feira.
Os principais reguladores e banqueiros de ambos os países estão tentando superar as barreiras comerciais de dólares criadas pelas sanções ocidentais contra Moscou, acrescentou o jornal.
A questão será discutida nesta semana durante uma visita a Moscou de um vice-diretor do Banco da Reserva da Índia (RBI) e de altos funcionários de alguns dos bancos estatais do país, informou o jornal, citando as fontes.
A Índia e a Rússia aumentaram significativamente o comércio mútuo nos últimos anos, especialmente após os países ocidentais imporem a Moscou as sanções relacionadas ao conflito ucranino em 2022. O país asiático se tornou o segundo maior comprador de petróleo bruto russo, depois da China.
Segundo o Ministério de Relações Exteriores da Índia, as importações de produtos russos para a Índia aumentaram cerca de 8.300% desde 2021, impulsionadas pela "aquisição estratégica de petróleo bruto". Enquanto isso, as exportações da Índia para a Rússia cresceram 59%.
Após a imposição das sanções, a Rússia e seus parceiros comerciais na Ásia começaram a usar moedas nacionais para transações, como o yuan chinês e o dirham dos Emirados Árabes Unidos. O chanceler russo, Sergey Lavrov, declarou em abril que mais de 90% dos acordos comerciais bilaterais entre Moscou e seu maior parceiro, Pequim, foram realizadas em moedas nacionais.