Paris 2024: Mulher transgênero competirá nos Jogos Paraolímpicos pela primeira vez
Valentina Petrillo, da Itália, será a primeira atleta transgênero* que competirá nos Jogos Paralímpicos.
Petrillo, de 50 anos, correrá os 200 e 400 metros na categoria T12 (para pessoas com deficiência visual) nos Jogos Paralímpicos de Paris, que serão realizados entre 28 de agosto e 8 de setembro.
A atleta iniciou sua transição de gênero em 2019. Anteriormente, fazia parte da equipe nacional italiana de futebol de salão, depois passou para o atletismo, onde conquistou onze títulos nacionais.
Em 2020, ela se tornou a primeira mulher trans a competir oficialmente na categoria feminina em um evento esportivo quando participou do Campeonato Italiano de Atletismo Paralímpico. Desde então, seu melhor resultado foram as duas medalhas de bronze que ganhou no Campeonato Mundial de Atletismo Adaptado do ano passado.
Seu bronze na final dos 200 metros foi cercado de controvérsias após ter deixado a espanhola Melani Bergés sem vaga nos Jogos de Paris. Várias organizações de mulheres pediram ao Comitê Paraolímpico Espanhol que contestasse sua vitória, alegando que Petrillo "usou as vantagens competitivas derivadas de ter desenvolvido seu corpo com testosterona" para vencer a atleta espanhola.
*O movimento internacional LGBT é classificado como uma organização extremista no território da Rússia e proibido no país.