Notícias

É seguro viajar de avião? Confira o que dizem os pesquisadores

"A probabilidade de morrer durante uma viagem aérea continua a cair em cerca de 7% ao ano", disse Arnold Barnett, professor do MIT e coautor de um novo estudo.
É seguro viajar de avião? Confira o que dizem os pesquisadoresGettyimages.ru / aapsky

Os voos comerciais estão se tornando mais seguros em todo o mundo, de acordo com um artigo recente publicado no Journal of Air Transport Management, resultado de um estudo realizado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em suas siglas em inglês).

Especificamente, o risco de morrer em um voo desse tipo foi de 1 para cada 13,7 milhões de embarques de passageiros em todo o mundo entre 2018 e 2022, uma melhoria significativa em relação às estatísticas de 1 para cada 7,9 milhões de embarques de 2008 a 2017, e muito distante do 1 para cada 350.000 embarques no período de 1968-1977.

"A segurança da aviação continua a melhorar", disse Arnold Barnett, professor do MIT e coautor da nova pesquisa. "Você pode pensar que há um nível irredutível de risco que não podemos superar. E, no entanto, a probabilidade de morrer durante uma viagem aérea continua a cair cerca de 7% ao ano, e continua a cair por um fator de dois a cada década", acrescentou.

Ele comparou essas melhorias de longo prazo na segurança da aviação com a Lei de Moore, em que os inovadores continuam a encontrar maneiras de dobrar a capacidade de computação dos chips a cada 18 meses, aproximadamente.

Nesse caso, o transporte aéreo comercial tornou-se aproximadamente duas vezes mais seguro em cada década desde o final dos anos 1960.