Notícias

Homem morre de infecção causada por um suplemento probiótico

O paciente, que sofria de acidose metabólica grave e testou positivo para covid-19, representa um caso raro.
Homem morre de infecção causada por um suplemento probióticoGettyimages.ru / koto_feja

Um idoso morreu no Japão como resultado de uma infecção da corrente sanguínea desencadeada por bactérias em um suplemento probiótico, microrganismos vivos destinados a beneficiar o corpo de alguma forma, em um caso raro, de acordo com um artigo publicado no início deste mês na revista BMJ Case Reports.

Após ter sido levado ao departamento de emergência, os médicos descobriram que o homem tinha acidose metabólica grave e testou positivo para covid-19, sendo transferido para uma unidade de terapia intensiva. Ele recebeu suporte de vida, um anticoagulante, um esteroide para combater a inflamação, tocilizumabe e antibióticos.

Os antibióticos causaram diarreia, então os profissionais de saúde também receitaram um probiótico contendo uma cepa de "Clostridium butyricum". Depois de dois meses, o paciente desenvolveu sintomas como fadiga, inchaço e dor "intensa e contínua" no abdômen, após o que "rapidamente desenvolveu falência múltipla de órgãos", e morreu pouco tempo depois.

"Embora os probióticos sejam comumente prescritos para pacientes doentes com vários sintomas e condições gastrointestinais, podem ocorrer efeitos adversos raros, mas graves, como exemplificado neste relatório", concluem os autores da pesquisa.