Notícias

Ataque ucraniano provoca incêndio na usina nuclear de Zaporozhie

A gerência da fábrica informou que as chamas não afetaram a operação da fábrica.
Ataque ucraniano provoca incêndio na usina nuclear de ZaporozhieGettyimages.ru

Houve um incêndio nas instalações do sistema de resfriamento da usina nuclear de Zaporozhie como resultado do bombardeio ucraniano, declarou o  governador local, Yevgeny Balitsky.

A gerência da usina informou que as chamas não afetaram sua operação. Funcionários do Ministério de Situações de Emergência estão trabalhando no local do incêndio e as fontes do fogo estão sendo eliminadas.

"A usina nuclear de Zaporozhie está operando normalmente. Todas as seis unidades, como antes, não estão operando e estão em um estado de 'desligamento a frio'. Nenhuma violação dos limites e condições de operação segura da usina nuclear foi registrada", diz o comunicado.

De acordo com relatos, não há feridos como resultado do ataque e do incêndio no local. Também é enfatizado que a radiação de fundo no local da usina, na zona de proteção sanitária e na área de monitoramento é normal.

"Terror nuclear no continente"

Por sua vez, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, chamou o ataque de "terror nuclear no continente" e instou o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, a responder à situação.

"Os terroristas em Kiev, sob a liderança do Ocidente coletivo, destruíram seu país, ameaçaram o povo da Ucrânia, minaram a energia global e a segurança alimentar e agora embarcaram no terror nuclear no continente", escreveu em sua conta no Telegram.