Hubble captura uma surpreendente explosão estelar em uma galáxia distante

Esta é a supernova SN 2022ADQZ, que brilha intensamente no lado direito da LEDA 857074, uma galáxia espiral barrada com braços espirais parcialmente destruídos.

O Telescópio Espacial Hubble, operado conjuntamente pela NASA e pela Agência Espacial Europeia (ESA), capturou a galáxia LEDA 857074, localizada na constelação de Eridanus, uma das maiores galáxias no céu do hemisfério sul.

A NASA explica que a LEDA 857074 é uma galáxia espiral barrada com braços espirais parcialmente destruídos. No entanto, não se sabe detalhes suficientes sobre ela além de sua posição espacial, pois, como a ESA aponta, ela não foi estudada desde que foi descoberta.

A descoberta da supernova SN 2022ADQZ no interior da LEDA 857074, no final de 2022, levou os cientistas a fazer observações de sua galáxia hospedeira alguns meses depois usando o telescópio Hubble.

Uma supernova é o nome dado à gigantesca explosão de uma estrela maciça no final de sua vida devido ao colapso de seu núcleo. Como resultado da explosão, esse corpo celeste emitirá uma luz extremamente brilhante.

Explorando a LEDA 857074

A nova imagem do Hubble mostra a SN 2022ADQZ, que brilha intensamente no lado direito da barra no centro da LEDA 857074. A ESA explica que essa galáxia é cercada por pontos brilhantes que indicam a presença de estrelas e outras galáxias.

De acordo com a Universidade Internacional de Valencia, a barra tem a função de transportar gás interestelar dos braços da galáxia para o seu interior. Esse fluxo de material cósmico contribuirá para a formação de novas estrelas, bem como para suas explosões.

A ESA observa, no entanto, que atualmente não se sabe com que rapidez a LEDA 857074 está produzindo estrelas e, portanto, com que frequência ela poderia abrigar uma supernova. Após a descoberta da SN 2022ADQZ, essa "galáxia é um alvo improvável e sortudo do Hubble", diz a agência.