Notícias

VÍDEO: Avião com 62 passageiros cai em Vinhedo, São Paulo

Segundo a companhia aérea Voepass, proprietária da aeronave, tratava-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72-500, que saiu de Cascavel, estado do Paraná, com destino a Guarulhos, em São Paulo.
VÍDEO: Avião com 62 passageiros cai em Vinhedo, São PauloRedes sociais

O que se sabe

O incidente ocorreu às 13:25 (horário local), de acordo com a empresa. Sete equipes de bombeiros foram enviadas ao local.

O avião caiu em uma área residencial. De acordo com a prefeitura de Vinhedo, o avião caiu no condomínio residencial Recanto Florido, mas nenhum morador ficou ferido.

Testemunhas tiraram fotos do momento em que a aeronave caiu.

Em nota oficial, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) lamenta "profundamente" o ocorrido com a aeronave da Voepass e ofereceu "solidariedade aos familiares e amigos das vítimas".

"A Anac está monitorando o atendimento prestado pela empresa às vítimas e seus familiares, bem como tomando as medidas necessárias para investigar a situação da aeronave e da tripulação", diz o comunicado.

Sob investigação

A Polícia Federal brasileira informou que já havia chamado peritos especializados em acidentes aéreos para atender ao incidente.

"A aeronave está destruída", informou o Coronel Cássio Araújo, comandante geral da Polícia Militar de São Paulo.

Enquanto isso, o secretário de segurança de Vinhedo, Osmir Aparecido Cruz, disse a uma emissora de TV brasileira que "em princípio" não havia "nenhuma vítima fora do avião".

Declaração de Lula

Nesta sexta-feira, durante uma cerimônia oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do acidente.

"Antes de mais nada, eu tenho que dar uma notícia muito ruim e gostaria que todos se levantassem para que a gente possa fazer um minuto de silêncio, porque um avião acabou de cair na cidade de Vinhedo, em São Paulo", disse. E acrescentou: "Parece que todo mundo morreu".

O Governo do estado de São Paulo informou que a Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e a Polícia Militar estão mobilizadas para resgatar as vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e dos institutos de medicina legal também foram enviadas para reforçar os trabalhos, informou em nota.