Suspeito de estupro em série foragido há décadas é preso nos EUA

O fugitivo morou em vários estados, tinha vínculos com o crime organizado, e usava vários pseudônimos para escapar da polícia desde 1989.

Um suspeito de ser um estuprador em série, foragido há mais de três décadas, foi preso na quinta-feira pelas autoridades da área metropolitana de Los Angeles após uma longa caçada policial, informa a Fox.

Segundo os relatórios policiais, o suspeito foi identificado como Stephen Paul Gale, 71 anos, natural do estado de Massachusetts, na costa leste dos Estados Unidos. O homem foi acusado de cometer quatro estupros, dois sequestros e um roubo à mão armada de duas mulheres em uma loja em Framingham, perto de Boston, em 1989.

Gale, então com 37 anos, entrou em uma loja armado com um revólver e forçou duas mulheres a entrar nos fundos da loja, onde as obrigou a esvaziar o cofre e as forçou a tirar suas roupas. "Ele agrediu sexualmente as duas mulheres enquanto apontava a arma para suas cabeças", disse a promotora distrital do condado de Middlesex, Marian Ryan, à mídia.

Mais de três décadas em fuga

Foram coletadas provas na cena do crime, e uma amostra de DNA foi obtida posteriormente. Somente em 2001 foi produzido um perfil genético, mas nenhuma correspondência foi encontrada em nenhum dos bancos de dados das autoridades. Além do caso mencionado acima, o sujeito era procurado para interrogatório em conexão com uma série de estupros em 1989 e 1990.

Nesse meio tempo, o fugitivo morou em vários estados, tinha ligações com o crime organizado e usava vários pseudônimos para escapar da polícia. Os esforços para localizá-lo não tiveram êxito.

Anos depois, Gale foi finalmente identificado como o possível estuprador por meio de genealogia genética forense. O Serviço de Delegados dos EUA o apontou publicamente como suspeito em maio deste ano.

Longa perseguição

Na quinta-feira, o suspeito estava dirigindo em uma rodovia na área metropolitana de Los Angeles quando iniciou-se uma perseguição com a polícia. Após mais de uma hora, Gale se rendeu às forças policias, que cercaram seu veículo com armas em punho.

O homem de 71 anos parecia ter dificuldades físicas para sair do carro e ficar de pé sozinho. Ele foi algemado e encaminhado a um hospital antes de ser levado para a cadeia, onde está à disposição da Justiça.