Notícias

Grupo brasileiro de comunicação usa plataforma de IA para plagiar reportagens de outros sites

Um link para a plataforma, supostamente utilizada pelo Grupo Jovem Pan, veio à público nesta quinta-feira.
Grupo brasileiro de comunicação usa plataforma de IA para plagiar reportagens de outros sites

Ex-funcionários do grupo Jovem Pan, composto por canais de rádio e televisão e um portal de notícias, revelaram que a instituição utiliza um programa de inteligência artificial (IA) para plagiar conteúdo de outros veículos de forma velada.

As informações foram divulgadas em uma reportagem publicada pela Intercept Brasil nesta quinta-feira (25/1).

Através da plataforma de plágio, o grupo postaria "no próprio site o material como se tivesse sido produzido por eles, sem dar os devidos créditos aos verdadeiros autores".

Os ex-funcionários divulgaram até mesmo um link que costumava ser utilizado para acessar a ferramenta, que pode ser conferida aqui.

No rodapé da página, é possível ler a assinatura "SamyNews © 2023 – Todos os direitos reservados". Trata-se de uma referência a Samy Dana - economista e comentarista da Jovem Pan que, de acordo com os depoimentos, serviu como inspiração para o batismo da ferramenta. 

O uso da IA teria possibilitado um corte de gastos internos. A responsabilidade dos jornalistas que continuaram na equipe supostamente converteu-se em "checar as cópias, em uma tentativa de despistar o plágio antes das matérias serem publicadas".

Conforme apurado pela Folha de S. Paulo, as verbas públicas federais destinadas à Jovem Pan foram reduzidas significantemente desde a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República, podendo ajudar a explicar a necessidade dos cortes de gastos e a reformulação na distribuição de tarefas internas.

Anteriormente, no decorrer de uma semana que parece evidenciar problemas na mídia tradicional brasileira, a Rede Globo veiculou uma notícia enganosa, na qual afirmava que o poder de compra dos brasileiros foi reduzido em 50% ao longo de uma década. O número real é 5%.