Marcas de luxo ocidentais retornam ao mercado russo, revela imprensa

Foi informado que lojas da Hugo Boss serão reabertas no outono, e a Christian Dior solicitou o registro de novas marcas comerciais no país.

As lojas da marca de moda alemã Hugo Boss serão reabertas na Rússia neste mês ou em setembro, após sua aquisição pela varejista Stockmann, informou a RIA Novosti, citando a União de Centros Comerciais para novas marcas. Outras marcas ocidentais estão ampliando suas marcas registradas no país, na esperança de voltar a comercializar.

A Hugo Boss juntou-se às fileiras de outras grandes marcas para sair do mercado russo em 2022, depois que os países ocidentais impuseram sanções a Moscou por causa do conflito na Ucrânia. A empresa alemã também suspendeu suas atividades de comércio eletrônico na Rússia e parou de anunciar no país.

"A nova Hugo Boss não será diferente, tudo permanecerá igual, sem mudanças. Todas as 19 lojas serão abertas ao mesmo tempo…", disse Natalia Kermedchieva, vice-presidente da União de Shopping Centers para novas marcas, à RIA Novosti na segunda-feira, observando que a marca da lojas será preservada.

A entidade legal em si será renomeada de "Hugo Boss Rus" para "Link Fashion" a pedido do vendedor, ela especificou.

A mídia havia informado anteriormente que a empresa de moda alemã vendeu seus negócios na Rússia para o parceiro atacadista Stockmann por um valor não revelado. Nenhuma das partes revelou os termos financeiros do negócio. As empresas que saem da Rússia são obrigadas a vender seus ativos com um desconto de 50%, ao mesmo tempo em que precisam obter permissão do governo para a venda, e também são obrigadas a pagar uma taxa ao tesouro russo.

As autoridades russas teriam aprovado a venda da Hugo Boss em abril. Os registros corporativos mostram que o negócio foi fechado em 2 de agosto e que a Stockmann JSC agora possui 100% da Hugo Boss Rus com um valor nominal de 40 milhões de rublos (US$ 466.217). A Stockmann na Rússia opera independentemente de seu antigo proprietário finlandês.

Quase um terço dos varejistas ocidentais deixou a Rússia, segundo os relatórios, após a introdução de sanções ocidentais sobre o conflito na Ucrânia.

Retorno ao mercado russo

De acordo com o Ministério do Comércio da Rússia, a maioria das empresas estrangeiras está interessada em retomar suas atividades o mais rápido possível e está trabalhando com várias opções.

A mídia informou na quarta-feira que a marca de luxo francesa Christian Dior apresentou pedidos ao serviço de propriedade intelectual da Rússia, Rospatent, para registrar novas marcas comerciais, incluindo Dior, Dioramour e Gem Dior. A empresa também solicitou o registro de um logotipo com uma imagem estilizada das letras C e D.

No início deste ano, a gigante americana de refrigerantes Coca-Cola e a rede de cafeterias Starbucks também apresentaram pedidos à Rospatent para registrar várias marcas no país.

A multinacional sueca IKEA também estendeu seus direitos de marca registrada na Rússia por dez anos.