Notícias

Biden pede ao Congresso autorização para vender F-16s à Turquia "sem demora"

A Turquia vem tentando comprar caças americanos desde 2021, mas os EUA se recusaram a vendê-los devido a uma série de desentendimentos entre Ancara e Washington.
Biden pede ao Congresso autorização para vender F-16s à Turquia "sem demora"Gettyimages.ru / Suleyman Elcin

O Governo de Joe Biden pediu aos legisladores do Congresso que aprovem a venda de caças F-16 para a Turquia, depois que Ancara concordou em permitir que a Suécia se junte à OTAN, informa a Reuters.

De acordo com uma fonte oficial, Biden enviou uma carta aos principais membros republicanos e democratas dos Comitês de Relações Exteriores do Senado e da Câmara, pedindo ao Congresso que aprove a venda dos caças "sem demora". Na quarta-feira, a Casa Branca teria pedido a aprovação da venda de  20 bilhões de dólares do F-16 Block 70, a última modificação da aeronave.

Em novembro de 2023, o ministro das Relações Exteriores da Suécia, Tobias Billstrom, disse que a Suécia entraria para a OTAN se a Turquia e os EUA chegassem a um acordo para fornecer caças americanos a Ancara. "Já sabemos que essas questões estão relacionadas porque o próprio presidente Erdogan disse isso quando fez suas declarações em setembro", disse o ministro sueco.

Em 2021, Ancara solicitou a Washington a compra de caças F-16, produzidos pela Lockheed Martin, por 20 bilhões de dólares, bem como cerca de 80 kits de modernização para seus caças existentes.

No entanto, as autoridades americanas rejeitaram o pedido devido a uma série de desacordos entre a Turquia e os EUA, incluindo a compra de sistemas de defesa aérea russos S-400 por Ancara, seus laços econômicos com Moscou e suas relações tensas com a Grécia.

O parlamento turco votou na terça-feira a favor da adesão da Suécia, enviando a medida de volta a Erdogan para sua assinatura.