Notícias

Putin: "Tropas ucranianas disparam indiscriminadamente contra civis na província de Kursk"

Anteriormente, o Comitê Investigativo Russo informou que, como resultado da agressão ucraniana, várias dezenas de civis, incluindo crianças, bem como militares, ficaram feridos.
Putin: "Tropas ucranianas disparam indiscriminadamente contra civis na província de Kursk"AP / Gavriil Grigorov, Sputnik, Kremlin Pool Photo

No início de uma reunião com menbros do Governo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, comentou sobre a tentativa fracassada das tropas do regime ucraniano de invadir a província russa de Kursk, lançada na terça-feira. 

"Como sabem, o regime de Kiev empreendeu outra provocação em grande escala, disparando indiscriminadamente vários tipos de armas, incluindo mísseis, contra edifícios civis, edifícios residenciais e ambulâncias", disse o mandatário.

De acordo com o presidente, "imediatamente" após a reunião, ele realizará um encontro com os chefes das agências de segurança: o Ministério da Defesa, o Estado-Maior e o Serviço Federal de Segurança (FSB).

"Foram dadas instruções a vários departamentos civis para que prestassem a assistência necessária aos residentes da região", acrescentou, pedindo ao governo que fizesse isso "sem demora".

Anteriormente, o Comitê de Investigação da Rússia informou que, como resultado da agressão ucraniana, várias dezenas de civis, incluindo crianças, bem como militares, ficaram feridos. Em relação ao ataque, um processo criminal foi aberto com base em vários artigos do Código Penal: ato de terrorismo, homicídio, porte ilegal de armas e munição, atentado contra a vida de agentes da lei e outros, anunciou o órgão.

O Ministério da Defesa da Rússia informou que, durante a noite de terça para quarta-feira, as unidades das Forças Armadas russas, juntamente com os guardas de fronteira do FSB, "impediram que o inimigo avançasse profundamente" no território russo e atacaram várias tropas ucranianas e equipamentos militares no território de Kursk e em áreas adjacentes à fronteira ucraniano-russa.

Segundo o ministério, as reservas das tropas ucranianas foram destruídas em nove localidades no território da região ucraniana de Sumy, na fronteira com Kursk. Durante os combates do dia, o regime de Kiev perdeu 260 soldados e 50 veículos blindados, incluindo sete tanques, oito veículos de transporte blindados, 31 veículos de combate blindados e outros equipamentos. Dois lançadores do sistema de mísseis antiaéreos Buk-M1, um lançador de foguetes de desminagem autopropulsado UR-77 e uma estação de guerra eletrônica também foram destruídos.