Prêmio Nobel da Paz lidera o Governo interino de Bangladesh

No Governo anterior, ele enfrentou várias acusações judiciais, inclusive por suposto desvio de dinheiro.

Em Bangladesh, o economista e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2006, Muhammad Yunus, foi declarado chefe do Governo interino, noticiou a mídia local.

A decisão foi tomada durante uma reunião entre o presidente de Bangladesh, Mohammad Shahabuddin, e representantes do Movimento Estudantil Contra a Discriminação. A reunião também contou com a presença de representantes dos três ramos das Forças Armadas. Os demais membros do governo serão nomeados após consulta aos partidos políticos.

Durante o Governo anterior, Muhammad Yunus, que foi o inventor do microcrédito como um programa bancário, enfrentou várias acusações judiciais, inclusive de suposto desvio de dinheiro. Em 1983, fundou a organização de microcrédito Grameen Bank, especializada em empréstimos a agricultores. Apesar de ter recebido o Prêmio Nobel da Paz de 2006 "por seus esforços para incentivar o desenvolvimento social e econômico a partir de baixo", ele foi removido do cargo de diretor da instituição em 2011.

Na véspera, a primeira-ministra Shaykh Jasina renunciou e fugiu para a Índia em meio aos violentos distúrbios que tiraram a vida de centenas de pessoas nos últimos dias. Enquanto isso, os confrontos com a Polícia, a violência e o vandalismo continuam em Bangladesh. Desde o início dos distúrbios, estima-se que 440 pessoas tenham sido mortas.