Os líderes do Níger anunciaram na terça-feira o rompimento das relações diplomáticas com a Ucrânia "com efeito imediato", informa o LSI Africa.
"Primeiro, o término das relações diplomáticas entre a República do Níger e a Ucrânia com efeito imediato. Segundo, o encaminhamento ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para que se pronuncie sobre a agressão ucraniana e seus patrocinadores", foram as medidas anunciadas pelo porta-voz do governo de Amadou Abdramane.
A decisão de Niamey segue um movimento semelhante do Mali, que no domingo também anunciou o rompimento das relações com o regime de Kiev. Os líderes do Mali acusaram Kiev de "claro apoio oficial" ao terrorismo na África, na região do Sahel e, especificamente, no próprio país.
O Estado africano respondeu assim à publicação de um vídeo do Exército ucraniano nas redes sociais pela Embaixada ucraniana no Senegal, no qual expressava o seu apoio aos grupos terroristas responsáveis pelo ataque perpetrado entre 25 e 27 de julho no norte do Mali contra as forças armadas malianas, apoiadas por combatentes do grupo militar russo Wagner.