Notícias

Hamas nomeia seu novo líder após o assassinato de Ismail Haniya

Yahya Sinwar foi eleito o líder político do movimento palestino.
Hamas nomeia seu novo líder após o assassinato de Ismail HaniyaAP / John Minchillo

O líder político do Hamas na Faixa de Gaza, Yahya Sinwar, tornou-se o novo líder do movimento palestino, sucedendo Ismail Haniya, que foi assassinado em Teerã por Israel.

Anteriormente, as Brigadas al-Qassam, a ala militar do Hamas, declararam que o assassinato de Haniya foi um "evento crítico", que eleva a batalha contra Israel a "novos níveis" e terá "importantes repercussões em toda a região".

Em 31 de julho, o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (CGRI) denunciou o assassinato de Haniya. De acordo com as investigações iranianas, um projétil de curto alcance com uma ogiva de cerca de 7 kg foi disparado de fora da área de acomodação de Haniya em Teerã, resultando em uma forte explosão.

Após o assassinato do líder do movimento palestino, o Irã, o Hamas e o Hezbollah prometeram medidas retaliatórias contra Israel. O CGRI declarou recentemente que Israel "receberá resolutamente a resposta a esse crime" e que "será uma 'punição severa' no momento certo, no lugar certo e com a qualidade certa".