Entenda o motivo de projetos militares secretos britânicos estarem em risco
Os projetos militares britânicos secretos estão em risco devido à ameaça de fechamento de uma fábrica de microchips administrada pela empresa americana de semicondutores Coherent, informa o The Telegraph.
A Coherent não está mais aceitando pedidos e anunciou sua intenção de vender a fábrica, localizada em County Durham, depois que a gigante de tecnologia Apple deixou de comprar seus chips. A decisão afeta muitas empresas de tecnologia e empresas militares, que também precisam de chips para fabricar diferentes tipos de armamentos. Entre as compradoras de chips produzidos na fábrica britânica está a Leonardo, uma empresa de defesa italiana que fabrica no Reino Unido sistemas de radar, equipamentos de guerra eletrônica e helicópteros. Além disso, a fábrica também forneceu microchips para a aeronave Typhoon e outros tipos de armas britânicas.
O possível fechamento obrigará a Leonardo e outras empresas a procurar outros fornecedores, o que poderá ter um impacto negativo tanto na economia britânica quanto no setor de defesa do país. Atualmente, existem apenas duas instalações no Reino Unido dedicadas ao processamento comercial de semicondutores de arseneto de gálio, o que torna a fábrica da Coherent particularmente importante.
De acordo com uma fonte, é possível que surja um investidor para salvar a fábrica. Enquanto isso, em meio a essa crise, o governo britânico anunciou uma estratégia de 1 bilhão de libras esterlinas (R$ 7,179 bilhões) para criar uma indústria de fabricação de semicondutores. No entanto, os críticos afirmam que esse valor não desenvolverá nem ajudará os setores, pois o investimento é insignificante.