Kamala Harris, candidata do Partido Democrata à presidência dos Estados Unidos, escolheu seu candidato a vice-presidente nesta terça-feira, informa a imprensa norte-americana. Trata-se do governador de Minnesota, Tim Walz.
Está previsto que Harris faça o anúncio oficial de seu companheiro de chapa no final do dia.
Quem é Tim Walz?
Walz, um ex-professor, está atualmente em seu segundo mandato como governador de Minnesota e preside a Associação de Governadores Democratas. Anteriormente, ele atuou por 12 anos no Congresso, representando um distrito rural de tendência conservadora, dominado pelos republicanos.
O político de 60 anos de idade surgiu como um "candidato surpresa" para se juntar a Harris, já que o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, e o senador do Arizona, Mark Kelly, dominaram a parte inicial da corrida pela vice-presidência, informa o The Hill.
Walz é descrito na imprensa como um defensor de políticas progressistas e que pode ajudar a conquistar o apoio dos eleitores brancos e rurais. Como governador, ele promoveu uma agenda progressista que inclui refeições escolares gratuitas, metas para enfrentar as mudanças climáticas, cortes de impostos para a classe média e licença remunerada estendida para os funcionários estatais.
No entanto, seus críticos questionam a forma como lidou com a pandemia de covid-19 e os distúrbios de Minneapolis em 2020 que abalaram as áreas urbanas do estado.
Indicação democrata
Harris garantiu a indicação democrata para presidente. A candidata de 59 anos ganhou o apoio de 99% dos 4.567 delegados que votaram, anunciou o Comitê Nacional Democrata em um comunicado divulgado na noite de segunda-feira, citado pelo The New York Times.