O Irã estaria se preparando para lançar um ataque contra Israel nos próximos dias em resposta ao assassinato do chefe político do movimento palestino Hamas, Ismail Haniya, em solo iraniano.
De acordo com autoridades norte-americanas não identificadas, citadas pelo The Wall Street Journal na segunda-feira, as forças iranianas têm movimentado lançadores de mísseis e realizado exercícios militares desde o início do último fim de semana, o que indica que Teerã está se preparando para um possível ataque.
No início do dia, o Ministério das Relações Exteriores do Irã advertiu que "a retaliação contra Israel é indubitável", e que a nação persa tem o "direito inquestionável" de proteger sua soberania e integridade territorial.
"Acreditamos que o Irã tem o direito de punir o agressor dentro da estrutura da lei internacional [...] O Irã definitivamente e decisivamente tomará medidas sérias e dissuasivas ao exercer seu direito inerente com base nos princípios internacionais para garantir sua segurança", disse o porta-voz da chancelaria iraniana, Nasser Kanaani, citado pela agência Tasnim.
Ataque retaliatório "inevitável"
Tel Aviv está se preparando para enfrentar um "inevitável" ataque retaliatório do Irã após o assassinato de Ismail Haniya em Teerã e a morte do comandante militar do movimento libanês Hezbollah, Fuad Shukr, em um ataque israelense em Beirute.
Por sua vez, o vice-conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jon Finer, disse que os EUA estão "se preparando para todas as possibilidades" em relação à possível retaliação do Irã contra Israel.