Os países ocidentais que apoiam Israel se tornaram cúmplices da política de genocídio de Israel no enclave palestino, declarou na segunda-feira, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
"Os países ocidentais já são cúmplices da política genocida de Israel [em Gaza]", fornecendo "todos os tipos de apoio" que demonstram abertamente, afirmou. Ele também observou que há um "sério vácuo de poder no sistema internacional".
"Todos nós estamos testemunhando o colapso do sistema baseado em regras que a humanidade construiu após uma experiência muito dolorosa. Por outro lado, nenhuma medida está sendo tomada para reverter essa tendência ruim", alertou. Nesse sentido, ele acusou o Conselho de Segurança de não tentar impedir Israel de continuar sua operação no enclave.
O mandatário também reiterou que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deve ser responsabilizado pelos crimes cometidos em Gaza. "Os autores de genocídio não deveriam estar no Parlamento, mas no Tribunal, onde devem responder por seus crimes", afirmou.