
Raro mosaico com dois "sátiros dançantes" é descoberto em uma antiga cidade grega

Uma equipe de arqueólogos descobriu um mosaico de seixos com a imagem de dois sátiros datado de meados do século IV a.C. na antiga cidade de Eretria, no sudeste da Grécia, informou recentemente o Ministério da Cultura do país.
O mosaico faz parte do piso de uma casa daquele período. Os sátiros são seres da mitologia greco-romana considerados companheiros do deus Dionísio, que habitavam florestas, montanhas e pastos.

Os restos da construção recém-descoberta foram encontrados durante a instalação de uma nova tubulação de água no centro da cidade antiga, onde outros achados importantes foram feitos, incluindo o santuário de Apolo Daphnnephoros, o bairro das ânforas de Panathenaean e a Casa dos Mosaicos, que data de cerca de 360-350 a.C.

De acordo com os arqueólogos, o cômodo da casa onde o raro mosaico foi encontrado era usado para banquetes, celebrações e reuniões. Assim, eles apontam que "a representação de sátiros se divertindo alegremente ao som de música também está figurativamente relacionada ao uso desse espaço".
Durante as escavações, os especialistas também encontraram um piso elevado ao norte e a leste da sala, onde provavelmente foram colocados sofás reclináveis, elementos relacionados a festas e reuniões.
A construção foi abandonada mais tarde e, durante o início do período cristão (séculos V e VI d.C.), a área foi usada como cemitério. Cinco túmulos foram identificados no interior do local e outros cinco sepultamentos adjacentes à parede externa no lado sul.
