Notícias

Zelensky confirma a chegada dos F-16 à Ucrânia

Moscou já havia alertado anteriormente que consideraria o fornecimento de caças F-16 às forças armadas ucranianas como um sinal "deliberado" da OTAN no campo nuclear.
Zelensky confirma a chegada dos F-16 à UcrâniaTelegram / V_Zelenskiy_official

O líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, confirmou neste domingo que a Ucrânia recebeu o primeiro lote de seus tão esperados caças F-16 fabricados nos EUA.

"F-16s na Ucrânia. Nós asseguramos isso. Estou orgulhoso de todos os nossos homens, que dominam esses aviões e já começaram a usá-los para o nosso país", escreveu Zelensky em suas redes sociais.

"Agradeço a todos os parceiros que estão realmente nos ajudando com os F-16, e aos primeiros países que aceitaram nosso pedido de aeronaves - Dinamarca, Países Baixos, Estados Unidos - e a todos os nossos parceiros: agradecemos seu apoio!", acrescentou.

O anúncio de Zelenski ocorre em meio a várias reportagens da imprensa. A chegada dos primeiros F-16s ao país foi registrada pela Bloomberg, ainda na quarta-feira. Já o The Telegraph afirmou que a Ucrânia havia realizado suas primeiras missões de combate com os caças, os utilizando como meio de defesa aérea.

De acordo com o The Economist, Kiev recebeu os primeiros 10 aviões, enquanto no final do ano, devem chegar mais 20. Anteriormente, o governo holandês se comprometeu a enviar um total de 24 aeronaves para Kiev, enquanto a Dinamarca disse que forneceria outras 19.  

Moscou já havia alertado anteriormente que consideraria o fornecimento de caças F-16 às forças armadas ucranianas como um sinal "deliberado" da OTAN no campo nuclear. O Ministério da Defesa da Rússia anunciou em 16 de julho que quem abater o primeiro caça F-16 no âmbito da operação militar especial receberá 15 milhões de rublos (R$1 milhão).