Notícias

Maduro diz que poderia conceder direitos de exploração de petróleo e gás aos BRICS

"O mundo não depende mais da elite governante de Washington", declarou Maduro.
Maduro diz que poderia conceder direitos de exploração de petróleo e gás aos BRICSAP / Matias Delacroix

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta sexta-feira, durante uma coletiva de imprensa, que poderia conceder os direitos de exploração de petróleo e gás aos países do BRICS. 

"Se essas pessoas do norte e seus associados no mundo cometerem o erro de suas vidas, então os blocos de petróleo e gás que já estavam assinados passarão para nossos aliados do BRICS", disse o líder venezuelano.

As declarações de Maduro, reeleito para um terceiro mandato na eleição presidencial de 28 de julho, ocorrem após os pronunciamentos dos EUA e de outros países latino-americanos, que não reconhecem o resultado referendado pela autoridade eleitoral venezuelana e atribuem a vitória ao segundo colocado, Edmundo González Urrutia.

O chefe de Estado lembrou que os "maiores investimentos" em petróleo e gás na Venezuela vêm do BRICS, e também enfatizou que esse bloco tem um "portfólio de oportunidades" atraente para a nação caribenha.

De acordo com Maduro, "o mundo não depende mais da elite governante de Washington". "Há outro mundo e esse mundo está aberto com todas as suas possibilidades políticas, diplomáticas, culturais, econômicas, financeiras, comerciais e espirituais. Está aberto para a Venezuela", declarou, acrescentando que Caracas está "aberta para o mundo".

  • Inicialmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o grupo BRICS viu seu número de membros aumentar em 1º de janeiro, com o ingresso do Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unido.