Notícias

Estudo: aqueles que combinam fumo e vaping têm maior risco de câncer de pulmão

"Isso é especialmente preocupante devido ao índice de jovens e jovens adultos que usam esses produtos", disse Marisa Bittoni, coautora da pesquisa.
Estudo: aqueles que combinam fumo e vaping têm maior risco de câncer de pulmãoGettyimages.ru / Andrey Popov

Pessoas que combinam os cigarros tradicionais com os eletrônicos têm quatro vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão do que as que são usuárias apenas de cigarro convencional, de acordo com um artigo publicado em 4 de julho no Journal of Oncology Research and Therapy.

Os pesquisadores analisaram o consumo de cigarros convencionais e o uso de cigarros eletrônicos em 4.975 pessoas com câncer de pulmão em comparação com um grupo de controle de 27.294 pessoas sem câncer. Todas as pessoas do estudo haviam sido tratadas em Columbus (Ohio, EUA) e tinham a mesma distribuição de idade, sexo e raça.

Os resultados indicam ainda que o vaping combinado com o consumo de cigarros também foi constatado oito vezes mais frequente em pessoas com câncer de pulmão em comparação com o grupo de controle de pessoas sem essa condição.

"Esse estudo apresenta evidências claras de que o vaping, além do fumo, pode aumentar o risco de câncer de pulmão. Isso é especialmente preocupante, considerando a taxa de jovens e jovens adultos que usam esses produtos", disse Marisa Bittoni, coautora da pesquisa.