Notícias

Kremlin: Vadim Krasikov, trocado no acordo entre a Rússia e o Ocidente, é um agente do FSB

Em 2021, Krasikov foi condenado à prisão perpétua na Alemanha por ter assassinado o comandante checheno Zelimkhan Khangoshvili.
Kremlin: Vadim Krasikov, trocado no acordo entre a Rússia e o Ocidente, é um agente do FSBSputnik / Mijail Voskresensky

O cidadão russo Vadim Krasikov, que fez parte da troca de prisioneiros entre Rússia, Belarus e vários países ocidentais na quinta-feira, é membro do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB), informou o porta-voz da presidência russa, Dmitry Peskov.

Peskov disse que Krasikov estava servindo na unidade de operações especiais antiterroristas do FSB, conhecida como Alfa, juntamente com membros da segurança do presidente russo Vladimir Putin, que o encontraram no aeroporto ontem.

"Krasikov é um membro do Serviço Federal de Segurança. Ele serviu na Alfa", disse ele, acrescentando que, "curiosamente, quando ele estava na Alfa, serviu ao lado de alguns dos seguranças do presidente que agora estão na Guarda Presidencial e, naturalmente, ontem eles também se cumprimentaram".

Em 2021, Krasikov foi condenado na Alemanha à prisão perpétua pelo assassinato, em 2019, do ex-comandante checheno Zelimkhan Khangoshvili. Khangoshvili lutou contra a Rússia durante a segunda campanha chechena.

Ao comentar sobre Khangoshvili em uma entrevista, Putin declarou: ''Você sabe o que ele fez durante os eventos no Cáucaso? Não queria dizer, mas vou dizer: ele tornou nossos soldados prisioneiros na estrada e depois passou com um carro sobre as suas cabeças".