Bloomberg: Primeiro lote de caças F-16 chega à Ucrânia
A primeira entrega de caças multifuncionais Lockheed Martin F-16 ao regime de Kiev pelos países da OTAN já foi realizada, informou a Bloomberg na quarta-feira.
Pessoas familiarizadas com o assunto precisaram ao veículo que se trata de um pequeno número de aeronaves e que ainda não está claro se os pilotos ucranianos treinados nos últimos meses no Ocidente poderão usá-las imediatamente ou se o processo levará mais tempo.
Dessa forma, as partes envolvidas no fornecimento cumpriram o prazo para a transferência estabelecido em 2023, para o final de julho deste ano. O presidente dos EUA, Joe Biden, retirou sua oposição ao envio de caças americanos em maio de 2023, após repetidos apelos de Kiev.
O Governo holandês se comprometeu a enviar um total de 24 aeronaves, enquanto a Dinamarca disse que forneceria outras 19. A Noruega também disse recentemente que doaria seis caças da mesma classe para Kiev.
Anteriormente, fontes do The New York Times indicaram que Kiev poderia usar no máximo dez caças F-16 em missões de combate este ano. No entanto, o general Sergey Golubtsov, chefe de aviação da Força Aérea Ucraniana, observou que os ucranianos não devem se iludir e compreender que os F-16 não são um "cura-tudo".