
Argélia retira seu embaixador da França pela postura de Paris sobre o Saara Ocidental

A Argélia decidiu retirar com efeito imediato seu embaixador na França, Saïd Moussi, depois de reconhecer na terça-feira em Paris a soberania do Marrocos sobre o Saara Ocidental, segundo um comunicado emitido pelo Ministério das Relações Exteriores da Argélia citada pela mídia local.

"Ao reconhecer o plano de autonomia marroquino como a única base para resolver o conflito do Saara Ocidental no âmbito de uma suposta soberania marroquina, o Governo francês viola a legitimidade internacional e nega o direito do povo saharaui à autodeterminação", diz o texto da Chancelaria.
O texto também aponta que isso contradiz todos os esforços feitos pelas Nações Unidas para concluir o processo de descolonização desse território, ao mesmo tempo em que evita as responsabilidades especiais decorrentes de seu status como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.
Por fim, a Chancelaria indica que a representação diplomática da Argélia na França será, a partir de agora, chefiada por um encarregado de negócios, sem fornecer mais detalhes.
