Triatlo masculino nas Olimpíadas de Paris é adiado devido à poluição do rio Sena
O triatlo masculino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, inicialmente marcado para esta terça-feira, foi adiado por conta dos baixos níveis de qualidade da água no rio Sena, segundo informado pelas autoridades da competição.
A disputa masculina foi adiada para quarta-feira desta semana, às 10h45, horário local. A prova feminina permanece marcada para o mesmo dia, mas às 8h.
"Os testes realizados hoje no Sena revelaram níveis de qualidade da água que não oferecem garantias suficientes para permitir a realização do evento", disse a União Internacional de Triatlo em um comunicado.
"Infelizmente, fenômenos climáticos fora do nosso controle, como as chuvas que caíram em Paris nos dias 26 e 27 de julho, podem alterar a qualidade da água e nos forçar a remarcar o evento por motivos sanitários. Apesar da melhora nos níveis de qualidade da água nas últimas horas, as leituras em alguns pontos ao longo do percurso da natação ainda estão acima dos limites aceitáveis", acrescentou.
De acordo com a France24, a preocupação se deve a bactérias causadoras de infecções, como a Escherichia coli. Se os níveis bacterianos permanecerem muito altos na manhã de quarta-feira, as provas masculina e feminina provavelmente serão adiadas para sexta-feira.
Para o evento de revezamento de triatlo misto em 5 de agosto, o dia de contingência é 6 de agosto. Os organizadores prometeram tornar o Sena apto para a natação para as Olimpíadas e gastaram €1,4 bilhão (cerca de R$ 8 bilhões) para limpar o curso d'água. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, deu um mergulho no rio em meados deste mês, em uma tentativa de convencer os céticos de que o Sena não está poluído.