Notícias

Brasil prepara plano nacional de IA - imprensa brasileira

Anteriormente, Lula "desafiou" os cientistas da CNCT a prepararem uma "proposta de inteligência artificial genuinamente guarani" ou "yanomami".
Brasil prepara plano nacional de IA - imprensa brasileiraRicardo Stuckert / Presidência da República

Na terça-feira desta semana, o Governo brasileiro deve divulgar um plano nacional sobre inteligência artificial, de acordo com informações publicadas pelo portal Metrópoles.

De acordo com o veículo, o texto será apresentado durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que deve contar com a participação do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Espera-se que o mandatário assine um decreto com as diretrizes da política. 

Publicamente, Lula manifestou uma postura ambígua em relação ao desenvolvimento da Inteligência Artificial. Em março, o petista declarou estar "cansado" em ouvir falar em IA. "Por que não utilizamos a inteligência humana que nós já temos aqui?'', indagou após uma reunião com o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CNCT).

Na mesma ocasião, ele afirmou ter feito um "desafio" para os cientistas da CNCT: que eles formulassem, antes da Conferência de amanhã, uma "proposta de inteligência artificial feita em português brasileiro, feita por brasileiros e brasileiras, para que a gente não fique a reboque das chamadas economias ricas desse mundo".

Caso os pesquisadores apresentassem uma "proposta, alguma coisa que seja factível, que o Brasil possa apresentar ao mundo" como "uma política de IA genuinamente guarani" ou "yanomami", Lula prometeu que seriam liberados recursos e que os projetos seriam apresentados à Assembleia-Geral da ONU, onde discursará em setembro.