Seguir esta dieta por oito semanas pode diminuir sua idade biológica

Os participantes que adotaram a dieta também apresentaram reduções nas idades dos sistemas cardíaco, hormonal, hepático, inflamatório e metabólico.

Um grupo de pesquisadores norte-americanos concluiu que seguir uma dieta vegana por oito semanas pode reduzir as estimativas de idade biológica em níveis de metilação do DNA, em um tipo de modificação química conhecida como epigenética, que altera a expressão gênica. Os resultados do estudo foram publicados nesta segunda-feira na revista BMC Medicine.

Pesquisas anteriores já haviam apontado para uma ligação entre o aumento dos níveis de metilação do DNA e o envelhecimento. As novas descobertas se baseiam em um pequeno estudo controlado de 21 pares de gêmeos idênticos, com idade média de 40 anos e índice de massa corporal médio de 26 quilos por metro quadrado. 

Os cientistas analisaram os efeitos moleculares de uma dieta vegana de curto prazo instruindo um gêmeo de cada par a seguir uma dieta onívora por oito semanas, que incluía 170-225 gramas de carne, um ovo e uma porção e meia de laticínios por dia, enquanto o outro gêmeo deveria seguir uma dieta vegana pelo mesmo período.

Os efeitos da dieta sobre os níveis de metilação do DNA foram analisados a partir de três amostras de sangue dos gêmeos coletadas no início do estudo, na quarta semana e na última semana do estudo. Os níveis de metilação do DNA foram usados para inferir a idade biológica dos participantes e seus sistemas de órgãos.

Na oitava semana, os autores do estudo observaram uma diminuição nas estimativas de idade biológica nos participantes que seguiram uma dieta vegana, mas não entre aqueles que seguiram a dieta onívora. Do mesmo jeito, foram observadas reduções nas idades dos sistemas cardíaco, hormonal, hepático, inflamatório e metabólico nos gêmeos veganos, que também perderam uma média de dois quilos a mais do que aqueles que seguiram a dieta onívora, devido às diferenças no conteúdo calórico.