Inteligência sul-coreana: a filha de Kim Jong-un está sendo treinada para ser a próxima líder

O Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul, aponta que o atual líder da RPDC está em "um grupo de alto risco para doenças cardiovasculares".

Kim Ju-ae, a filha do líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, está sendo treinada para assumir a liderança do país no futuro, informou a Yonhap citando o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul.

"A Coreia do Norte deu a entender que Kim Ju-ae é uma possível sucessora no momento e está realizando treinamentos de sucessão, dirigindo paralelamente suas atividades privadas, regulando o nível de propaganda e a frequência de aparições públicas, percebendo a reação do povo à jovem Kim Ju-ae", apontou o serviço de inteligência sul-coreano.

A agência disse ter determinado que Kim Ju-ae está em uma curva de aprendizado constante, com base na forma como a mídia norte-coreana a nomeia e na frequência com que ela aparece em determinados eventos. No entanto, ela ainda não descarta a possibilidade de que outra pessoa possa ser indicada para suceder o atual líder da RPDC.

O Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul também observou que Kim "pesa 140 quilos e é severamente obeso, com um IMC de cerca de 40, bem acima do padrão normal de 25, o que o coloca em um grupo de alto risco para doenças cardiovasculares".

Ju-ae, que se acredita ter nascido em 2013, atraiu a atenção desde sua primeira aparição pública em 18 de novembro de 2022, quando participou do lançamento de um míssil balístico intercontinental Hwasong-17 com seu pai. Desde então, suas atividades têm se concentrado em eventos militares. Em dezembro de 2023, por exemplo, ela visitou uma base aérea com seu pai.