O Ministério das Relações Exteriores da Turquia comparou nesta segunda-feira o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ao ditador da Alemanha nazista, Adolf Hitler.
"Assim como o genocida Hitler encontrou seu fim, o mesmo acontecerá com o genocida Netanyahu. Assim como os nazistas genocidas foram responsabilizados, o mesmo acontecerá com aqueles que buscam destruir os palestinos", afirmou em uma publicação no X.
A Chancelaria da Turquia acrescentou que "a humanidade estará ao lado dos palestinos" e que não será possível "destruir os palestinos".
A declaração foi feita horas após o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, ter dito que o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, poderia ter um destino semelhante ao do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein, que foi executado em 2006 após ser derrubado por uma invasão liderada pelos EUA.
"Erdogan está seguindo os passos de Saddam Hussein e ameaçando atacar Israel. Ele deveria se lembrar do que aconteceu lá e como terminou", escreveu Katz em sua conta no X.
Anteriormente, Erdogan disse que Hitler teria inveja das políticas do líder israelense. "Netanyahu chegou a um nível que Hitler o invejaria com seus métodos genocidas", disse.