Treinamento de atletas é cancelado novamente em Paris devido à poluição do rio Sena

A primeira sessão de treino de triatlo no Sena foi também cancelada pelos organizadores no domingo. As entidades insistiram que "a prioridade é a saúde dos atletas".

A qualidade da água do rio Sena, em Paris, forçou os organizadores das Olimpíadas a cancelar, pela segunda vez consecutiva, o treinamento de atletas, que vão realizar a etapa de natação no âmbito dos Jogos Olímpicos de 2024, informou nesta segunda-feira a AP.

No entanto, os organizadores acreditam que os atletas poderão competir conforme programado, com o evento marcado para a terça-feira. O órgão regulador do esporte, o World Triathlon, a equipe médica e as autoridades da cidade estão apostando com tempo ensolarado e temperaturas mais quentes nas próximas 36 horas, o que deve melhorar a qualidade da água, que tem sido poluída por causa das recentes chuvas. 

Como observa a publicação, os representantes das Olimpíadas e da Federação Internacional de Triatlo afirmaram que os testes realizados no Sena no domingo mostraram que os níveis de qualidade de água que antecederam a sessão de treinamento "não ofereceram garantias suficientes para permitir a realização do evento".

O triatlo é um esporte combinado e de resistência, no qual o atleta efetua um segmento de natação, depois continua com ciclismo e, no estágio final, realiza um segmento da corrida.

Nesse contexto, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, deu um mergulho em 17 de julho no Sena para provar que o rio está limpo o suficiente para sediar as competições em águas abertas.

A poluição do rio tem sido uma grande preocupação, já que nadar no Sena foi proibido por mais de um século. Desde 2015, os organizadores investiram 1,5 bilhão de dólares para limpar o rio antes dos Jogos Olímpicos e evitar vazamentos de esgoto. No entanto, os problemas com a qualidade da água persistem.