Nesta segunda-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, parabenizou seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro, por ter conquistado um terceiro mandato na eleição presidencial do país latino-americano.
"As relações russo-venezuelanas têm o caráter de uma parceria estratégica", disse Putin. "Tenho certeza de que suas atividades como chefe de Estado continuarão a contribuir para o desenvolvimento progressivo dessas relações em todas as esferas. Isso atende plenamente aos interesses de nossos povos amigos e está de acordo com a construção de uma ordem mundial mais justa e democrática", acrescentou.
Putin também falou de seus planos para desenvolver os laços entre Moscou e Caracas. "Gostaria de confirmar nossa disposição de continuar nosso trabalho conjunto construtivo em questões atuais da agenda bilateral e internacional. Lembre-se de que você será sempre um convidado bem-vindo em solo russo", disse ele.
A vitória de Maduro, que o credencia a governar a Venezuela para o mandato presidencial de 2025 a 2031, foi apoiada por 5.150.092 eleitores, 51,20% dos resultados endossados pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE).