O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 pediu desculpas pela controversa representação artística como parte da cerimônia de abertura, que foi interpretada como uma aparente paródia da "Última Ceia", o afresco de Leonardo da Vinci que recria a cena bíblica de Jesus Cristo e seus apóstolos antes da crucificação.
A cena, vista por milhares de pessoas na sexta-feira, apresentava, entre outros, um grupo de "drag queens", uma modelo transgênero e um cantor seminu pintado de azul. Na conta oficial dos Jogos Olímpicos no X, eles explicam que foi uma interpretação de Dionísio, o deus grego do vinho, para "aumentar a conscientização sobre o absurdo da violência entre os seres humanos".
"Sem intenção de ofender"
De qualquer forma, a "performance" provocou consternação, críticas e indignação na Igreja Católica e em alguns setores políticos. Embora os organizadores tenham rejeitado as críticas e se referido à liberdade artística, Anne Descamps, diretora de comunicações dos organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris, tocou no assunto novamente no domingo durante uma conferência de rotina.
"Está claro que nunca houve a intenção de desrespeitar qualquer grupo religioso. Pelo contrário, acho que Thomas Jolly [diretor artístico da cerimônia de abertura] realmente tentou celebrar a tolerância social. Essas foram suas palavras ontem e, a julgar pelo número de participantes, acreditamos que essa ambição foi alcançada. Se alguém se sentiu ofendido, é claro que sentimos muito", disse ele.
Referindo-se ao seu trabalho, Jolly disse à imprensa que o objetivo era ser inclusivo e "não excluir ninguém", e que seu trabalho não tinha a intenção de ser "subversivo", zombeteiro ou escandaloso. "Queríamos falar sobre diversidade. Diversidade significa estar junto. Queríamos incluir todo mundo, simples assim. Na França, temos liberdade de criação, liberdade artística", disse ele.