Israel anuncia última oportunidade de evitar uma guerra com o Líbano

A declaração foi feita após o ataque mortal com mísseis no sábado em um campo de futebol nas Colinas de Golã, ocupadas pelo país judeu.

O movimento xiita libanês Hezbollah deve retirar urgentemente suas tropas da fronteira com Israel, pois essa é a última chance de evitar uma guerra em grande escala, declarou no domingo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, Oren Marmorstein.

"A única maneira pela qual o mundo pode evitar uma guerra em grande escala, que seria devastadora também para o Líbano, é obrigando o Hezbollah a implementar a Resolução 1701 do Conselho de Segurança", escreveu o porta-voz na rede social X, acrescentando que "agora é o último momento para fazer isso diplomaticamente".

A Resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU foi adotada em 2006 para pôr fim ao conflito entre Tel Aviv e Beirute e facilitar a criação de uma zona desmilitarizada ao longo de sua fronteira comum.

A declaração foi feita após um ataque com mísses a um campo de futebol na aldeia de Majdal Shams, nas Colinas de Golã ocupadas pelo país judeu, no sábado, que deixou várias pessoas mortas. Em resposta, aeronaves militares israelenses atacaram três cidades libanesas na noite de sábado, em uma tentativa de "desferir um duro golpe no Hezbollah".